O que é o NETD?
O NETD – Núcleo de Ensino Teológico Descentralizado é um órgão normatizador da Educação do ITS – Instituto Teológico Shammah.
Competência
A ele compete a responsabilidade de traçar as diretrizes mestras da Educação em seus diferentes níveis, inspirado nos princípios fundamentais da Bíblia e de conformidade com as exigências legais.
Processo
As Igrejas para abrirem seus próprios NETDs devem seguir as seguintes orientações estabelecidas pelo Conselho de Educação e Cultura:
- Constituir uma diretoria, composta de um diretor administrativo, um diretor pedagógico, um coordenador de ensino, um secretário, um tesoureiro e um bibliotecário.
Instalações Físicas para Abertura de um NETD
Os NETDs deverão possuir instalações satisfatórias aos seus objetivos educacionais, isto é, possuir salas de aula com quadro, carteiras universitárias e outros.
As salas devem possuir segurança, higiene, boa iluminação, ventilação, e capacitação adequada para um número médio de alunos.
Orientações Gerais
Tendo sido constituída a diretoria da Escola, a Igreja deverá convocar uma assembleia geral e apresentar a instituição do NETD, a qual deverá estar ligada a uma mantenedora, que poderá ser o ITS – Instituto Teológico Shammah.
Aprovado em assembleia, a diretoria do NETD deverá enviar ao ITS – Instituto Teológico Shammah os seguintes documentos:
- Solicitação de registro do NETD;
- Ata de fundação do NETD;
- Estatuto da mantenedora (caso seja o ITS é dispensável);
- Regimento interno (modelo oferecido pelo ITS);
- Currículo da diretoria e do corpo docente;
- Grade curricular dos cursos oferecidos (modelo deverá ser seguido o do ITS);
- Conteúdo programático das disciplinas ensinadas (modelo do ITS);
- Resposta do questionário de registro enviado pelo ITS aos NETDs.
Orientações Didáticas e Pedagógicas
A Docência
Antiga visão da docência: O mestre era visto como sendo o grande detentor do saber. O aluno era obrigado a ser um recipiente das ideias do professor. O professor se posicionava em níveis mais altos que o do aluno. Todavia, acabou a era dos dominadores.
Atual visão da docência: O papel fundamental do educador é o de facilitador do processo ensino-aprendizagem.
Processo do Ensino
Fundamento um - Conteúdo: Há um conteúdo que queremos ensinar, algo que precisa ser transmitido. Por isso, preste atenção nas recomendações a seguir:
- É preciso saber o que o educando conhece sobre o conteúdo que será ensinado, através de perguntas, pré-teste, discussão oral, etc.
- Se o conteúdo for do conhecimento da maior parte dos alunos, mude a forma de exposição do conteúdo, visando não tornar a aula insuportável.
- Se o conteúdo não for do conhecimento da maioria, facilite para que o educando assimile o máximo possível.
Fundamento dois - Objetivo: Existe sempre um alvo que estamos buscando quando transmitimos um conteúdo aos nossos alunos. Nossos principais objetivos podem ser classificados como:
- Objetivo cognitivo - Trata-se do alvo de que os alunos aprendam o conteúdo que está sendo transmitido a eles.
- Objetivo emocional - Trata-se da meta relacional existente entre o conteúdo das aulas e os sentimentos causados por ela sobre as atitudes do aluno.
Fundamento três - Plano: De posse do conteúdo a ser ensinado e dos objetivos que temos para o ensino desse conteúdo, o professor deve sistematizar o ensino, estabelecendo o tempo, os recursos, fontes de consultas, etc. Esses planos dividem-se basicamente em:
- Planejamento de curso - É o conteúdo do curso (matéria ou disciplina) que o ITS enviará gradativamente, esboçado constitutivamente em objetivos, temas ou subtítulos, estratégias e avaliação.
- Plano de aula - Extrai-se do plano de curso o título ou subtítulo e reprograma dentro da previsão de tempo o conteúdo, dividindo-o em aulas.
Fundamento quatro - Avaliação: A avaliação mais comum é a elaboração de prova onde o educador busca quantificar o saber, ou seja, dar nota. Mas na verdade, a avaliação visa detectar o grau de assimilação do conteúdo ensinado, por parte do aluno, e também servir como um instrumento de interatividade progressiva existente entre disciplina, discente e docente.
A seguir, apresentamos alguns métodos de avaliação:
- Alguns métodos e suas falácias:
- Perguntas com respostas de múltiplas escolhas. (Tendência ao chute)
- Perguntas com respostas descritivas. (Longas respostas, perda de objetividade)
- Perguntas com respostas complementares. (Acentua o decorar e o esquecer)
- Alguns bons métodos:
- Seminários.
- Provas com consulta.
- Pesquisas de campo e bibliográficas.
- Auto sugestão do teste.
A Discência
Visão equivocada acerca do discente: Um grupo de pessoas iguais, passivas e leigas que estão para receber uma transferência de conhecimento sobre um assunto.
Visão correta sobre o discente: Cada indivíduo é um universo pessoal. Cada aluno difere de outro em idade, origem, cultura, experiência, etc. Esse aspecto de individualidade influi na aprendizagem. O mestre precisa considerar essas diferenças ao determinar o que e como ensinar. Alguns fatores que precisam ser considerados:
- Nem todos os alunos têm o mesmo grau de assimilação e também nem todos têm a mesma rapidez de raciocínio. (Respeitar essa realidade)
- Deixá-los à vontade, o máximo possível, é uma virtude do professor. A era da palmatória já passou.
Processo de Aprendizagem
Fundamento um - Como o aluno aprende: Através de suas experiências, as quais podem ser assim conceituadas:
- Experiências reais - Estabelecidas por meio dos cinco sentidos.
- Experiências diretas, porém simuladas - Atuar em uma peça teatral.
- Experiências indiretas - Vêm por meio de palavras ou outros símbolos, tais como a leitura de um livro ou o ouvir uma palestra.
- Experiências indiretas, por meio de representação de coisas reais - Filme, gravura, etc.
Fundamento dois - Melhorando a aprendizagem: Vários são os caminhos para que consigamos melhorar o nível de aprendizagem por parte de nossos alunos. A seguir apresentamos alguns desses caminhos:
- A aprendizagem pode ser melhorada quando se consegue levar o aluno a descobrir o que ele quer ou precisa aprender. (O professor pode desafiar o aluno pedindo-lhe que escreva o que gostaria de aprender. Assim, o educador pode adaptar a lição às necessidades do aluno).
- A aprendizagem pode ser melhorada através de bons métodos. (Podem-se citar aqui alguns métodos: conferência, grupo de discussão, painel, parlamento, dramatização, estudo de um caso, simpósio, explosão de ideias, etc).
- A aprendizagem pode ser melhorada por meio de bons recursos audiovisuais. (Esses recursos despertam a atenção, ajudam na apresentação do assunto e aumentam a retenção. Pode-se citar alguns desses recursos: filmes cinematográficos, filmes fixos, cartazes, mapas e quadro branco).
A Secretaria do NETD
Para que o NETD tenha o reconhecimento junto ao ITS - Instituto Teológico Shammah, deverão ser prestadas informações precisas quanto ao funcionamento da mesma, razão pela qual é fundamental o serviço bem organizado e eficiente da secretaria da escola, e sua comunicação com a secretaria do ITS.
Por este motivo, o NETD deverá ter seus formulários próprios e serem devidamente preenchidos. Neste manual encontram-se os modelos para serem adotados nas escolas:
- Ficha de Matrícula: Deve ser preenchida em 1 via por ocasião da matrícula do aluno, sem borrão nem rasura. Antes da admissão do aluno, deverá ser observada o Art. 22 do Regimento Interno do NETD onde trata da Admissão e Matrícula.
- Carteira de Estudante: Após a matrícula, deverá ser confeccionada a Carteira de Estudante, com todos os dados preenchidos corretamente, com a fotografia colada e assinatura do Diretor Administrativo. O aluno deverá assinar a mesma na presença da secretária da escola, podendo plastificar.
- Transferência de Aluno: Conforme o Art. 27 do Regimento Interno do NETD, o aluno poderá solicitar transferência para outro NETD que mantenha o mesmo curso. Após a solicitação, o formulário será preenchido em 2 vias, sendo que a 1ª via segue em mãos do aluno para a sua nova escola, e a 2ª via fica anexa à Ficha de Matrícula do aluno, no NETD que o transferiu.
- Registro de Frequência e Avaliação: É através desse formulário que se toma conhecimento da situação acadêmica do aluno. Para cada matéria estudada será preenchido um formulário de Registro de Frequência e Avaliação. A frequência deverá ser anotada a cada aula, chamada que poderá ser feita pelo professor ou pelo secretário de classe.
- Relação Oficial de Alunos: É através desse formulário que o ITS - Instituto Teológico Shammah toma conhecimento da situação acadêmica do aluno. Esse formulário é um resumo do Registro de Frequência e Avaliação e, assim que terminar o estudo do módulo, deverá ser remetido ao ITS para reconhecimento e posterior emissão de Certificados ou Diplomas.