O que é o NETD?

O que é o NETD?

O NETD – Núcleo de Ensino Teológico Descentralizado é um órgão normatizador da Educação do ITS – Instituto Teológico Shammah.

Competência

A ele compete a responsabilidade de traçar as diretrizes mestras da Educação em seus diferentes níveis, inspirado nos princípios fundamentais da Bíblia e de conformidade com as exigências legais.

Processo

As Igrejas para abrirem seus próprios NETDs devem seguir as seguintes orientações estabelecidas pelo Conselho de Educação e Cultura:

Instalações Físicas para Abertura de um NETD

Os NETDs deverão possuir instalações satisfatórias aos seus objetivos educacionais, isto é, possuir salas de aula com quadro, carteiras universitárias e outros.

As salas devem possuir segurança, higiene, boa iluminação, ventilação, e capacitação adequada para um número médio de alunos.

Orientações Gerais

Tendo sido constituída a diretoria da Escola, a Igreja deverá convocar uma assembleia geral e apresentar a instituição do NETD, a qual deverá estar ligada a uma mantenedora, que poderá ser o ITS – Instituto Teológico Shammah.

Aprovado em assembleia, a diretoria do NETD deverá enviar ao ITS – Instituto Teológico Shammah os seguintes documentos:

Orientações Didáticas e Pedagógicas

A Docência

Antiga visão da docência: O mestre era visto como sendo o grande detentor do saber. O aluno era obrigado a ser um recipiente das ideias do professor. O professor se posicionava em níveis mais altos que o do aluno. Todavia, acabou a era dos dominadores.

Atual visão da docência: O papel fundamental do educador é o de facilitador do processo ensino-aprendizagem.

Processo do Ensino

Fundamento um - Conteúdo: Há um conteúdo que queremos ensinar, algo que precisa ser transmitido. Por isso, preste atenção nas recomendações a seguir:

Fundamento dois - Objetivo: Existe sempre um alvo que estamos buscando quando transmitimos um conteúdo aos nossos alunos. Nossos principais objetivos podem ser classificados como:

Fundamento três - Plano: De posse do conteúdo a ser ensinado e dos objetivos que temos para o ensino desse conteúdo, o professor deve sistematizar o ensino, estabelecendo o tempo, os recursos, fontes de consultas, etc. Esses planos dividem-se basicamente em:

Fundamento quatro - Avaliação: A avaliação mais comum é a elaboração de prova onde o educador busca quantificar o saber, ou seja, dar nota. Mas na verdade, a avaliação visa detectar o grau de assimilação do conteúdo ensinado, por parte do aluno, e também servir como um instrumento de interatividade progressiva existente entre disciplina, discente e docente.

A seguir, apresentamos alguns métodos de avaliação:

A Discência

Visão equivocada acerca do discente: Um grupo de pessoas iguais, passivas e leigas que estão para receber uma transferência de conhecimento sobre um assunto.

Visão correta sobre o discente: Cada indivíduo é um universo pessoal. Cada aluno difere de outro em idade, origem, cultura, experiência, etc. Esse aspecto de individualidade influi na aprendizagem. O mestre precisa considerar essas diferenças ao determinar o que e como ensinar. Alguns fatores que precisam ser considerados:

Processo de Aprendizagem

Fundamento um - Como o aluno aprende: Através de suas experiências, as quais podem ser assim conceituadas:

Fundamento dois - Melhorando a aprendizagem: Vários são os caminhos para que consigamos melhorar o nível de aprendizagem por parte de nossos alunos. A seguir apresentamos alguns desses caminhos:

A Secretaria do NETD

Para que o NETD tenha o reconhecimento junto ao ITS - Instituto Teológico Shammah, deverão ser prestadas informações precisas quanto ao funcionamento da mesma, razão pela qual é fundamental o serviço bem organizado e eficiente da secretaria da escola, e sua comunicação com a secretaria do ITS.

Por este motivo, o NETD deverá ter seus formulários próprios e serem devidamente preenchidos. Neste manual encontram-se os modelos para serem adotados nas escolas:

WhatsApp